terça-feira, 27 de outubro de 2009

Découpage

Arranjei esta descrição na Net, não me lembro muito bem aonde, mas adaptei um bocadinho e aqui vai uma ajuda para quem quer começar nas lides da découpage. Assim que tiver acabado o meu trabalhinho de découpage faço questão de o publicar para mostrar a todos.

Decoupage básica em peças de madeira:


Material a ser utilizado: Pinceis Tamanhos Médios e Grandes; Caixa de Madeira Clara ou Tabuleiro; Tinta Acrílicas Fosca; Cola para decoupage em madeira; Guardanapo; Tesoura pequena; Verniz liquido ou em Spray; Lixa fina para madeira


1- Preparação da peça: Lixar bem a peça e pintar a caixa após ser lixada, com a tinta acrílica. Utilize pincel de cerdas macias, ou um rolinho pequeno de espuma. Use o pincel pequeno para os cantinhos, assim o trabalho sairá perfeito. Lembrando-se sempre que se for colar guardanapo ou alguma imagem na tampa da caixa, deixar então o local onde o guardanapo será colado sem pintar, ou pinte de cor clara (branco), preparando-a assim para a aplicação posterior do guardanapo. Ou se a caixa de for pintada em cor clara como o marfim, poderá pintar também o local onde será colado o guardanapo. Nunca se esqueça que se for colar o guardanapo em cima de uma superfície que tenha sido pintada com tinta escura, a cor do guardanapo quando colado na peça sofrerá alterações, irá escurecer e prejudicar totalmente seu trabalho.


2- Iniciar a decoupage: Após a caixa estar com a tinta seca, iremos fazer a decoupage na tampa. Relativamente ao guardanapo, ele vem com duas folhas brancas no fundo, as quais deverão ser retiradas, para não estragar o trabalho.


3- Colas: Para colar o guardanapo ou o papel de découpage na caixa de madeira deverá utilizar cola apropriada para a finalidade.  


4- Colagem das imagens: Para a colagem, deve se ter muito cuidado. Deve-se passar a cola no local onde será colado o guardanapo, e logo a seguir delicadamente ir colocando o guardanapo ou a imagem a ser utilizada. Este é o momento crucial para o trabalho sair perfeito, tenha cuidado para o guardanapo não enrugar, vá colando aos poucos e pressionando o guardanapo contra a caixa, levemente com as pontas dos dedos; para que o guardanapo não rasgue. Caso fique alguma bolhinha, você poderá com um plástico fino pressionar suavemente a bolhinha para que a mesma desapareça.Logo após este processo, aguarde a secagem da colagem e depois passe novamente sobre o guardanapo uma camada fina de cola para finalizar o trabalho.


5- Finalização do trabalho: Normalmente a tinta acrílica utilizada para estes trabalhos é fosca, portanto existem alguns vernizes de acabamento, inclusive em spray, que finalizam o trabalho lindamente. 



4 comentários:

  1. Olá,Vanda!
    Obrigada pela postagem.
    Sucesso para seu blog!
    Um beijo,Nena

    ResponderEliminar
  2. Olá minha linda! Até que enfim que mostraste os teus dotes! O blog tá o máximo. Continua!
    Beijokas fofas da tua "colega" das artes.

    ResponderEliminar
  3. Olá Vanda.
    Excelente escolha para iniciar o blog...O quarto do meu sobrinho. Melhor era impossível. YES!
    Jokas
    Carla

    ResponderEliminar
  4. Olá Vanda
    Foi o melhor trabalho que podias ter escolhido para começar o blog... O quarto do meu sobrinho, Excelente. YES!!
    Jokas
    Carla

    ResponderEliminar